A atividade de reciclagem animal é crucial em todo o mundo para garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva de proteína animal. Além de gerar benefícios econômicos, essa prática também oferece vantagens ambientais, uma vez que impede o descarte inadequado dos resíduos resultantes do abate de animais, evitando sua incineração ou simples descarte em lixões e aterros sanitários.
Ao coletar e destinar corretamente esses resíduos, a indústria de reciclagem animal produz ingredientes utilizados em diversos setores, incluindo alimentação animal, rações para animais de estimação, agricultura, indústria petroquímica, higiene e beleza.
As restrições nessa atividade variam de acordo com a cultura e características sanitárias de cada país.
A produção de indústrias de reciclagem animal está diretamente ligada à produção pecuária, uma vez que os resíduos provenientes do abate de animais são a principal matéria-prima para a fabricação de Produtos de Origem Animal Não Comestíveis. Quanto maior o número de animais abatidos, maior a indústria de reciclagem animal. Por essa razão, os países líderes na produção pecuária são também os principais players mundiais do setor de reciclagem animal.